Skip to main content

Iconografia e Simbólica do Políptico de São Vicente de Fora


Published 1965
SHOW MORE


Estudo da simbólica dos Painéis de S. Vicente de Fora actualmente no Museu de Arte Antiga de Lisboa e identificação dos personagens nele retratados pelo pintor Nuno Gonçalves.Edição do autor. Outros livros deste autor que podem ser encontrados no archive.org: “A Santa Bárbara de Cimbres (1959)”; “Vida e Morte em Timor durante a Segunda Guerra Mundial (1972)”; “Os Painéis da Confraria de São Roque Expostos no Museu de São Roque em Lisboa (1974)”; "O Retábulo da Conceição (Benção Nupcial a D. Manuel e D. Leonor) Exposto no Museu de São Roque em Lisboa"; "O Tríptico da Santa Casa da Misericórdia do Funchal - A Tapeçaria do Templo de Latona do Museu de Lamego"; "Quatro Painéis da Confraria do Salvador Provenientes do Mosteiro de São Bento Expostos no Museu Nacional de Arte Antiga em Lisboa".


Year 1965
Language Portuguese
Book contributor Fernandoinlisbon
Collection opensource

Reviews

Reviewer: João Feijó - - July 28, 2015
Subject: Difícil, mas encontreio-o
Caro Fernando,
Acabei de comprá-lo, num alfarrabista, no Rio de Janeiro.
Reviewer: fernandoinlisbon - - January 26, 2010
Subject: Um livro a não perder
O Dr. José dos Santos Carvalho, autor deste livro, foi um estudioso incansável da história da arte e da história de Portugal, principalmente dos aspectos e temas que diziam respeito aos Paineis de São Vicente. Possuia também uma enorme bibliografia sobre estes assuntos e outros relacionados com a época. Após uma investigação prolongada, escreveu o livro que aqui se apresenta em formato digital dado que é quase impossível encontrá-lo nos livreiros. O leitor depressa se aperceberá que este livro é fundamental para a compreensão da época em que os Paineis foram pintados, em todas as suas vertentes artística, histórica, religiosa e social. O autor apresenta ainda a sua interpretação sobre a simbólica e a iconografia deste conjunto enigmático de pinturas, bem como propõe uma identificação dos personagens nele retratadas, de forma extremamente lógica e culta.
Talvez pelos motivos expostos este livro não consta de qualquer bibliografia sobre os Paineis publicada posteriormente. Daí a sua importância. O livro foi deliberadamente "esquecido" pela corporação do "sistema".
PEOPLE ALSO FOUND
Community Texts
by Maria Amélia da Silva Cruz; Timóteo Goncalves
130
0
0
Community Texts
by F. Mattozo Santos
281
0
0
Community Texts
by Maria Amélia da Silva Cruz; J. T. Wattison
147
0
0
Community Texts
by Maria Amélia da Silva Cruz; Timóteo Goncalves
277
0
0
Community Texts
by Azevedo, Candido Mendes
205
0
0
Community Texts
by Seabra, A. F. de
213
0
0
Community Texts
by Eugène Le Moult
327
0
0
Community Texts
by Émile Deyrolle
527
0
0
Community Texts
by F. Carneiro Mendes
134
0
0